Notcia - Como corrigir a postura da coluna 15/05/2013
Como corrigir a postura da coluna

A má postura em atividades no dia-a-dia como trabalhar, dirigir e caminhar podem trazer sérios problemas para a coluna. Veja o que fazer para manter a postura sempre alinhada.

Ela é a responsável por nos manter em pé, dá mobilidade ao corpo e ainda protege a medula espinhal. Por isso tudo, ela merece cuidados especiais. E, para enchê-la de mimos, você só precisa prestar mais atenção nos movimentos que faz ao se deitar, ao se levantar, enquanto está em pé ou deitado. Veja abaixo algumas instruções para corrigir a postura da coluna:

Ao se deitar para dormir

A posição de barriga para cima, com um travesseiro baixo na cabeça e outro sob dos joelhos, é a melhor. Se ela for desconfortável, deite-se para dormir de lado, com um travesseiro um pouco mais alto, capaz de preencher o espaço entre o colchão e a sua orelha, mantendo a coluna alinhada, sem forçar o pescoço. Nesse caso, outro travesseiro baixo deve ser acomodado entre os joelhos. Evite a posição de barriga para baixo.

Ao se sentar

Encaixe o quadril no ângulo de 90º formado entre o encosto e o assento da cadeira, apoiando totalmente as costas. Regule a cadeira de modo que a sola dos pés fique apoiada no chão e as coxas, na mesma linha do quadril. Apoie os braços nos apoiadores. Levante a cada 45 minutos para uma pausa de 10 minutos em pé ou caminhando.

Ao se levantar da cama

Vire o corpo para um dos lados e coloque as pernas para for a como contrapeso. Apoie-se nos braços, contraindo o abdome, suba o tronco até ficar sentado. Só depois você deve ficar de pé.

Ao dirigir

Evite reclinar demais o banco. Regule-o num ângulo de cerca de 100º em relação ao solo. Apoie as costas e a cabeça, e encaixe o quadril no ângulo de 90º (entre o encosto e o assento). Não estique nem flexione muito os joelhos.

Ao se agachar para pegar um objeto

Flexione sempre os joelhos e não o tronco. Abaixe com as costas retas, contraia o abdome e foque na linha do horizonte. Pegue o objeto com o joelho flexionado e aproxime-o o mais possível do abdome,principalmente se for pesado. Mantenha a coluna ereta, estique os joelhos, até ficar em pé. Outra dica: se o que quer pegar é grande demais, peça ajuda!. Você só deve tentar levantar sozinho pesos equivalentes a 30% do seu peso corporal, isto é, para alguém que pesa 70 kg, por exemplo, o limite máximo é de 21 kg.

Em pé

Divida o peso entre as duas pernas. Evite parar sobrecarregando uma perna só. A cada 45 minutos na mesma posição, caminhe ou sente-se por alguns minutos.

Fonte: Revista Viva Saúde