NotŪcia - Fuja dos 10 erros que derrubam qualquer maquiagem 15/05/2013
Fuja dos 10 erros que derrubam qualquer maquiagem

Embora a maquiagem seja um recurso poderoso para realçar a beleza e valorizar os traços do rosto, muitas vezes esse objetivo pode ter efeito contrário: em vez de favorecer, pode evidenciar algum defeitinho ou uma ruga mais aparente, que poderia ser disfarçada. O motivo desses erros tem relação direta com o uso de produtos inadequados (textura ou cor) e também com a quantidade, na maioria das vezes exagerada.

Para ajud√°-la a n√£o cair nessas ciladas, UOL Beleza convidou tr√™s experts dos pinc√©is ‚Äď a maquiadora Bettina Schutze e os maquiadores Theo Carias e Rosman Braz, todos de S√£o Paulo. Eles entregam as dicas e truques para dosar os produtos, escolher o tom certo, corrigir imperfei√ß√Ķes e fazer uma maquiagem da forma mais natural poss√≠vel, fugindo dos erros mais comuns.

1) Corretivo muito claro

O efeito "panda ao contrário" chama mais atenção do que a olheira e, em muitos casos, fica deselegante. Para corrigir o problema, o maquiador Theo Carias dá uma superdica: "Evite os excessos, que muitas vezes é o que traz a sensação de estar mais branco. O truque de misturar dois tons também funciona, um mais claro e outro da cor da pele. E por fim, dar uma leve pincelada de pó bronzant para quebrar o efeito mais claro e realmente disfarçar, mas sempre deixando a região iluminada, que é essa a proposta", explica. Para Bettina Schutze, a raiz do problema é comprar a cor certa. "O segredo é experimentar e escolher o tom que realmente se adapta à cor da pele dessa região", diz.

2) Base pela metade

Esquecer do pesco√ßo na hora de uniformizar a pele √© outro erro corriqueiro, j√° que s√£o poucas as mulheres que t√™m esse costume. Mas se habituar a isso √© importante para fazer uma maquiagem impec√°vel. "O pesco√ßo √© uma regi√£o intermedi√°ria entre o colo, que quase sempre est√° mais bronzeado, e o rosto, que est√° com maquiagem. Portanto √© importante espalhar bem a base, de prefer√™ncia uniformizando as tr√™s regi√Ķes para que fiquem com um tom mais natural poss√≠vel", sugere Rosman Braz.

3) Blush exagerado

Tudo bem que o produto destaca as maçãs e traz um ar jovem e saudável, mas quando fica muito marcado corre o risco de parecer maquiagem de festa junina, além de colocar todo o make abaixo. "O segredo é controlar a quantidade e espalhar bem com uma esponja, pincel ou com os dedos, vai depender de como cada um prefere", recomenda Bettina.

4) Bronzear demais

O desejo de parecer mais bronzeada leva muitas mulheres a exagerarem no uso do pó bronze e, assim, acabar ficando com a pele alaranjada. O pó ajuda a dar uma cor e quebrar a palidez, mas não dá para literalmente pintar o rosto para parecer que passou um mês na praia. Por isso, assim como o blush muito marcado, o ideal é evitar o exagero e espalhar bem, em todo o rosto. Theo Carias aconselha escolher bem o tom, de acordo com a cor da pele, pois, se a diferença for muito discrepante, a mão pesada no "sol artificial" fica aparente e deselegante. Rosman sugere que seja no máximo um tom mais escuro que o da base.

5) Batom fora do contorno

Essa √© uma t√©cnica muito √ļtil para aumentar l√°bios e prolongar a dura√ß√£o do batom, mas deve ser feita com cent√©simos de mil√≠metros para evitar o efeito artificial de boca desenhada. Rosman frisa que √© preciso muita cautela, sob o argumento de que √© um perigo e muito f√°cil acabar ficando com um efeito caricato. "Na d√ļvida, n√£o fa√ßa o contorno com l√°pis. O batom natural √© mais bonito", diz ele. Bettina defende a t√©cnica do l√°pis de contorno nude, da cor dos l√°bios. "Caso contr√°rio fica parecido com aquele efeito t√≠pico de Botox, de l√°bios artificiais", comenta a maquiadora.

6) Sombra marcada

A não ser que a proposta seja mesmo usar cores blocadas, não tem jeito, 90% dos looks são feitos com duas ou mais cores de sombra, mas o segredo para tirar proveito dessa mistura é não deixar o limite entre os tons aparente. "Por isso sou fã dos esfumados. Com esse efeito as sombras não têm começo, meio e fim e garantem um acabamento importante para a maquiagem", opina Rosman. Theo Carias compartilha da teoria: "A fusão dos tons traz harmonia e evita o efeito gráfico muito aparente", acrescenta.

7) L√°pis pesado

Olhos marcados com l√°pis foi um estilo muito usado nos anos 90, mas hoje em dia deve ser usado com parcim√īnia. No geral, para n√£o errar, vale mais apostar no tra√ßo "desfeito". "O esfumado deixa a maquiagem mais leve. Sem marcar muito a regi√£o dos olhos, √© poss√≠vel dar mais express√£o para o olhar", resume Theo Carias.

8) Iluminação carnavalesca

Usar o recurso do ponto de luz no canto interno do olho √© bonito, feminino e como o nome sugere, ilumina os olhos. O ideal √© usar um iluminador ou simplesmente uma sombra em tom mais claro do que aquela que predomina na p√°lpebra. No entanto, √© melhor evitar tons muito cintilantes e prateados, para n√£o deixar parecido com maquiagem de Carnaval. Para a maquiadora Bettina Schutze, o detalhe deve ser m√≠nimo: "O segredo √© fazer um ponto pequeno. Quando come√ßa a aumentar e espalhar, usam produto demais e a eleg√Ęncia vai embora", ressalta a expert.

9) "Reboco" de base

Isso acontece muito com quem tem acne, manchas ou uma idade mais avan√ßada ‚Äď na tentativa de camuflar o problema, fatalmente ocorre o exagero na aplica√ß√£o do produto. Theo Carias diz que maquiagem bonita e bem feita √© aquela que n√£o aparece, se v√™ apenas o efeito. Para ele, bases pesadas e em excesso marcam ainda mais as linhas e sinais do tempo, e correm o risco de deixar a maquiagem teatral.

10) Holofote nas rugas

Ao contrário do que parece (já que incita uma alegria jovial), é melhor evitar sombras com muito brilho em pele madura. Rosman Braz diz o porquê: "Jamais se usa, pois evidenciam ainda mais as linhas de expressão".

Fonte: Uol