Documento sem título
         
 
 
Telefone:
(15)
3346-4237

WhatsApp:
(15)
99161-2426
         
Av. Afonso Vergueiro, 2150 - Sorocaba/SP
 
Documento sem título
 
Home
 
Histórico
 
Categorias
 
Edital
 
Benefícios
 
Base Territorial
 
Convenções
 
Associe-se
 
Contribuições
 
Homologação
 
Parceiros
 
Notícias e Novidades
 
Espaço da Mulher
 
Jornal do Sindicato
 
Mural do Sindicato
 
Mapa de Localização
 
NOTÍCIAS
 
NotŪcia - Primavera em casa Entre no ritmo da esta√ß√£o mais bonita do ano e descubra quais s√£o as flores ideais para o cultivo residencial 08/12/2015
Primavera em casa Entre no ritmo da estação mais bonita do ano e descubra quais são as flores ideais para o cultivo residencial

A primavera está de volta! O friozinho se despede e dá lugar à estação florida, uma das mais agradáveis do ano. As ruas e os parques arborizados voltam a se encher com flores e a deixar os dias mais coloridos e alegres.


O paisagista Gilberto Elkis explica que há quatro premissas básicas para o cultivo de plantas, tanto em ambiente internos quanto externos, que servem para diversas espécies. São elas: iluminação, irrigação, solo ideal e manutenção.

Ilumina√ß√£o: o mandamento principal √© adequar a plana √†s condi√ß√Ķes de ilumina√ß√£o solar. Isso depende da exig√™ncia das esp√©cies, que podem ser: sol pleno, meia sombra (pelo menos 4 horas de sol di√°rias) e sombra.

Irriga√ß√£o: as regas para a quantidade ideal de √°gua est√£o ligadas √†s condi√ß√Ķes do lugar onde as flores est√£o. Por exemplo: plantas internas necessitam de menos √°gua, pois a evapora√ß√£o √© mais lenta devido √† sombra e aus√™ncia total ou parcial da circula√ß√£o do ar. J√° as plantas externas necessitam de maior n√ļmero de regas em diferentes esta√ß√Ķes do ano.

Para plantas mantidas em ambientes internos, a paisagista Gigi Botelho explica que em dias muito secos, como no ver√£o, √© necess√°rio reg√°-las dia sim, dia n√£o. J√° em tempos mais √ļmidos, regar a cada dois ou tr√™s dias √© suficiente.

As plantas externas, por sua vez, pedem aten√ß√£o di√°ria no ver√£o e, no inverno, em dias alternados. A expert revela um truque √≥timo para verificar se a irriga√ß√£o est√° ideal: ‚ÄúComo n√£o d√° para definir uma m√©dia por planta, j√° que cada uma tem a sua necessidade e tamanho, verifique com os dedos se a terra est√° √ļmida. Ela n√£o deve nunca ficar encharcada‚ÄĚ, aconselha.

Solo ideal para o plantio: divide-se em substrato (terra preta), terra comum ou solo misto. Este √ļltimo costuma ser dividido meio a meio, com metade substrato, metade comum. Segundo Gigi, o ideal √© utilizar o substrato, por ser mais rico e conter materiais org√Ęnicos e minerais na medida certa para o crescimento das plantas, al√©m de ser isento de pragas e plantas daninhas.

"O substrato também reduz o choque de transplantar uma espécie. Portanto, se está plantando uma nova espécie ou replantando e não conhece o solo do ambiente, o ideal é usar o substrato", ensina. Você pode usar o solo comum ou o misto quando dispuser de mais tempo para observar o que plantou, pois são solos que exigem mais cuidados com as plantas e podem necessitar de mais adubo e poda.

Manuten√ß√£o: deve ser feita pelo menos uma vez no m√™s, no m√≠nimo. Como indica a paisagista Gigi Botelho, a manuten√ß√£o deve incluir poda, elimina√ß√£o de folhas secas e ‚Äúdoentes‚ÄĚ e adubo - no caso de a planta estar ainda em adapta√ß√£o do ambiente e, assim, ficar mais forte. ‚ÄúA terra deve ser afofada tamb√©m, isso mant√©m a respira√ß√£o das plantas‚ÄĚ, relata.

Qual planta escolher?

O paisagista Gilberto Elkis argumenta que as escolhas das flores ou plantas devem ser feitas de acordo com a √°rea da casa onde ela ficar√° abrigada. ‚ÄúIsto √© necess√°rio, principalmente, por causa da ilumina√ß√£o‚ÄĚ, afirma.

‚ÄúSe fica dentro de casa, recebe pouco sol, mas se h√° uma varanda com sol diariamente, d√° para variar um pouco as op√ß√Ķes‚ÄĚ, diz. O paisagista indica as melhores op√ß√Ķes para os ambientes da casa que geralmente recebem plantinhas.

Dentro de casa
As espécies mais fáceis para cultivar internamente são arbóreas e fazem parte da família das dracenas, como o pleomele verde e zamioculcas. Elas são muito resistentes, exigem pouca manutenção e água, além de oferecerem contraste no ambiente pela cor verde e intensa.

Varanda
Para o local, √© necess√°rio optar por esp√©cies que devem ser cultivadas em vasos, suportam muito bem os ventos e exigem mais aten√ß√£o nas regas e adubos mensais e bimestrais. Escolha esp√©cies frut√≠feras ou temperos, como manjeric√£o, tomilho e alecrim. ‚ÄúBeg√īnia-drag√£o √© uma boa tamb√©m, pois floresce o ano todo‚ÄĚ, sugere o especialista.

Jardim
Quando o local recebe pelo menos quatro horas de sol por dia, é possível escolher espécies mais tradicionais, com rosa (floresce desde a primavera até o início do outono), azaleia (no inverno) e lavanda (o ano inteiro), além de pinheiros e buxinhos, que podem ser podados.

Jardim tropical
√Č um espa√ßo ideal para a casa de praia com plantas que funcionam bem em regi√Ķes √ļmidas ou litor√Ęneas. Gilberto indica a escolha de filodendros, alp√≠nias, helic√īnias e viburnum, que florescem bem durante toda a primavera e o ver√£o.

Jardim contempor√Ęneo
O ambiente est√° bastante em voga, por dar um ar moderno e sofisticado √† resid√™ncia com linhas retas e simples em sua arquitetura. Para tanto, devem ser usadas cores, texturas, formas e aromas de diferentes esp√©cies em combina√ß√£o com uma pavimenta√ß√£o lisa, como granito. Prefira plantas frut√≠feras, thunbergia, beg√īnias, cycas e palmeiras.

Fonte:UOL
 
 
Documento sem título
 
Sindicato das Empregadas Domésticas de Sorocaba e Região
Av. Afonso Vergueiro, 2150 (Passando o Sorocaba Shopping)
Sorocaba / SP
Telefone: (15) 3346-4237
Este site teve 17518 visitas até o momento