NotŪcia - GOIANOS CRIAM APLICATIVO DE CELULAR PARA CONTROLE DO PONTO DE DOM√ČSTICAS 10/03/2016
GOIANOS CRIAM APLICATIVO DE CELULAR PARA CONTROLE DO PONTO DE DOM√ČSTICAS

Após a aprovação da PEC das Domésticas, que passou a vigorar em outubro do ano passado e que garantiu diversos direitos aos trabalhadores do setor, o advogado goiano Ricardo Pimenta Machado, de 24 anos, percebeu que ainda faltavam meios para facilitar mais essa relação trabalhista. A partir daí, ele teve a ideia de criar um aplicativo de celular onde o funcionário pode bater o ponto diariamente e, no fim do mês, tanto ele quanto o empregador têm o controle exato sobre as horas trabalhadas.
‚ÄúVi que, por mais que os trabalhadores do setor passariam a ter seus direitos assegurados, como os outros de demais √°reas, mas ainda faltava algo. Como √© que eles poderiam provar o tempo exato trabalhado para ter benef√≠cios como adicional noturno, por exemplo? Foi a√≠ que pensei no aplicativo‚ÄĚ, explicou Ricardo ao G1.
O advogado vendeu a ideia para uma empresa, que contratou o engenheiro el√©trico Matheus Ferraz, de 24 anos, para desenvolver o aplicativo, batizado como ‚ÄúPonto Dom√©stico‚ÄĚ.
‚ÄúO empregador baixa o aplicativo e pode incluir quantos funcion√°rios quiser. A√≠ ele disponibiliza o acesso aos trabalhadores, que s√≥ podem bater o ponto no local determinado. Como ele funciona com GPS, isso impede que a pessoa diga que iniciou o expediente quando ainda estava no trajeto, por exemplo. Al√©m do mais, o hor√°rio fica devidamente registrado, o que n√£o pode ser fraudado como em folhas manuais‚ÄĚ, explicou Matheus.
Além de só poder ser acionado em um local determinado pelo empregador, o app também soma o horário de almoço e, ao fim do dia, gera a quantidade exata de horas trabalhadas. Também é possível consultar os horários do mês inteiro e, assim, descobrir os valores em hora extra que precisam ser pagos mensalmente.
‚ÄúFica bem mais f√°cil ter esse controle, pois o sistema j√° faz toda a contagem. Depois, tanto o funcion√°rio quanto o empregador podem imprimir essa folha. √Č um comprovante muito mais seguro do que aquele feito pelos m√©todos convencionais, pois n√£o pode ser fraudado por nenhuma das partes envolvidas‚ÄĚ, garantiu Ricardo.
Fase de testes
Matheus Ferraz explicou que, após a criação do aplicativo, o mesmo passou por um período de testes e já está disponível para quem quiser analisar o novo sistema na Apple Store, para sistemas IOS, e na Google Store, para Android.
‚ÄúEle continuar√° por um per√≠odo de testes por tempo indeterminado e pode ser baixado por pessoas de todo o pa√≠s. Depois, quando acharmos que essa valida√ß√£o j√° foi suficiente, iniciaremos a cobran√ßa. Mas a ideia √© que ele tenha uma assinatura mensal de baixo custo, de cerca de R$ 5, mas que ser√° paga apenas pelo empregador. Os funcion√°rios n√£o ter√£o nenhum custo‚ÄĚ, explicou.
Segundo Ricardo, cerca de 100 pessoas j√° baixaram o aplicativo. ‚Äú√Č importante que a gente receba o feedback dessas pessoas, pois s√≥ assim podemos deixar o app com a utiliza√ß√£o mais simples poss√≠vel e ao mesmo tempo seguro contra fraudes. Com o mundo digital que vivemos, com certeza esse ser√° mais um meio para ajudar os trabalhadores dom√©sticos a assegurar seus direitos, assim como dar mais tranquilidade ao empregador‚ÄĚ, ressaltou Ricardo.
App na pr√°tica
Com uma rotina corrida, a procuradora da Fazenda Nacional Liliana Ferreira da Costa Machado, de 37 anos, nem sempre est√° em casa para controlar os hor√°rios trabalhados por suas empregadas. Ela continua a fazer o controle desse expediente por uma folha manual, mas h√° tr√™s meses passou a testar o ‚ÄúPonto Dom√©stico‚ÄĚ. Segundo ela, os resultados est√£o sendo satisfat√≥rios.
‚ÄúO app √© bem pr√°tico e facilita o controle do hor√°rio de almo√ßo, por exemplo. Aqui em casa eu deixei um celular para que a as minhas funcion√°rias batam o ponto e, no fim do dia, j√° tenho todos os c√°lculos. E elas tamb√©m t√™m acesso a isso‚ÄĚ, afirmou.
As funcion√°rias de Liliana, que j√° trabalham com ela h√° um ano, tamb√©m aprovam o novo sistema. ‚ÄúEu acho muito bom, pois √© s√≥ chegar, acessar o aplicativo e bater o ponto. N√£o preciso me preocupar em ficar olhando a hora. Al√©m disso, na hora do almo√ßo, tamb√©m √© s√≥ bater no in√≠cio e fim e n√£o preciso ficar controlando os minutos‚ÄĚ, contou a bab√° Julie Soares de Almeida Souza, de 25 anos.
Para a empregada dom√©stica Marileide Ferreira, de 36 anos, o aplicativo vai revolucionar a maneira de controle do ponto. ‚ÄúEm toda empresa √© assim e faltava isso mesmo para a nossa √°rea. Com esse sistema, que achei bem f√°cil, n√£o preciso ficar me preocupando em estar anotando as minhas horas corretamente. √Č s√≥ apertar o bot√£o e depois ver o relat√≥rio completo‚ÄĚ, disse.
Para Liliana, no futuro, esse sistema pode ajudar at√© a reduzir custos com as empregadas dom√©sticas. ‚ÄúEnquanto fa√ßo os testes, sigo mantendo o sistema manual de controle de ponto. Mas, para saber todos os dados dele, pago R$ 200 a um contador. J√° percebi que todos os dados apresentados pelo aplicativo s√£o iguais aos somados pelo profissional, sendo assim, j√° me vejo adotando o meio digital e deixando de pagar t√£o caro por essa soma‚ÄĚ, afirmou.
O idealizador do aplicativo diz que facilitar essas rela√ß√Ķes √© o maior objetivo do app. ‚ÄúA PEC das Dom√©sticas deixa claro que o que vale nessa rela√ß√£o trabalhista s√£o as provas documentais, sendo assim, qualquer m√©todo id√īneo que fa√ßa essa soma das horas trabalhadas ser√° aceito. Como j√° √© assim nas empresas, esse sistema com certeza ser√° de muita serventia para os empregadores e os trabalhadores dom√©sticos‚ÄĚ, concluiu Ricardo.

Fonte: Mais Notícias