NotŪcia - Dom√©stica que trabalha tr√™s vezes por semana tem direito a aux√≠lio-doen√ßa 21/03/2016
Doméstica que trabalha três vezes por semana tem direito a auxílio-doença

O empregado doméstico que trabalha por mais de dois dias por semana em uma residência deve ser considerado segurado pela Previdência Social. Foi o que decidiu a Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, em Florianópolis.

A questão foi levantada por uma trabalhadora paranaense, após ter seu pedido de auxílio-doença negado pela 1ª Turma Recursal do Paraná, que entendeu que ela, por trabalhar apenas três dias por semana em uma casa de família, não teria vínculo empregatício.

Ela ajuizou incidente de uniformização, requerendo a prevalência da posição adotada pela 3ª e 4ª Turmas Recursais, que interpretam como vínculo de emprego seu tipo de serviço, realizado em dias alternados.

Segundo a relatora do processo, ju√≠za federal Alessandra G√ľnter Favaro, a Turma Nacional de Uniformiza√ß√£o j√° tem orienta√ß√£o firmada nesse sentido, devendo a TRU pronunciar-se no mesmo sentido. ‚ÄúO labor por tr√™s dias da semana numa mesma resid√™ncia deve ser interpretado como v√≠nculo de emprego apto a caracterizar a condi√ß√£o de segurado empregado dom√©stico para fins previdenci√°rios‚ÄĚ, concluiu a magistrada. Com informa√ß√Ķes da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

IUJEF 5029377-11.2012.4.04.7000/TRF

Fonte: Conjur