Notícia - Piso salarial da empregada doméstica é de R$ 1.065 27/04/2016
Piso salarial da empregada doméstica é de R$ 1.065

O salário mínimo estadual que deve ser pago para as empregadas domésticas subiu de R$ 905 para R$ 1 mil neste mês. Contudo, na região de Sorocaba o piso da categoria é de R$ 1.065, como consta da convenção coletiva das domésticas assinada no início do ano. "Aqui na cidade de Sorocaba o que vale é a nossa convenção coletiva de trabalho", explica a advogada do Sindicato das Empregadas Domésticas e Trabalhadores Domésticos de Sorocaba e Região (Sindomésticas), Fabíola Ferrari.

Ela conta que há um piso salarial mínimo diferenciado para os empregados que moram no local de trabalho, de acordo com a função que desempenham. No site do sindicato é possível conferir uma tabela com todos os valores, mas uma babá que resida no tabalho, por exemplo, pode receber entre R$ 1.729 e R$ 1.915, dependendo da quantidade de crianças que tomará conta. Já o mínimo do cuidador de idosos ou pessoas com deficiência é de R$ 1.852.

O piso de R$ 1.065 é destinado para jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, já computados os descansos semanais remunerados. A convenção abrange cidades da região e proximidades, como Itu, Salto, Tatuí, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, São Roque, Itapetininga e Jundiái. O documento foi assinado em acordo com a entidade patronal Sindicato dos Empregadores Domésticos de Campinas e Região (Sedcar), abrangendo ainda adicional noturno e recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A advogada ressalta que patrões, empregados e escritórios de contabilidade podem se cadastrar no site do sindicato para acessar as conveções da categoria. Os trabalhadores também podem entrar em contato com o Sindomésticas pelo número (15) 3346-4237 e os patrões podem procurar o Sedcar.