Documento sem título
         
 
 
Telefone:
(15)
3346-4237

WhatsApp:
(15)
99161-2426
         
Av. Afonso Vergueiro, 2150 - Sorocaba/SP
 
Documento sem título
 
Home
 
Histórico
 
Categorias
 
Edital
 
Benefícios
 
Base Territorial
 
Convenções
 
Associe-se
 
Contribuições
 
Homologação
 
Parceiros
 
Notícias e Novidades
 
Espaço da Mulher
 
Jornal do Sindicato
 
Mural do Sindicato
 
Mapa de Localização
 
NOTÍCIAS
 
Notícia - Empregador doméstico é obrigado a abonar falta com declaração médica? 12/09/2016
Empregador doméstico é obrigado a abonar falta com declaração médica?

Ausência no emprego por motivo de consulta médica ou exames de saúde normalmente são comprovadas por meio de declarações de comparecimento que não equivalem a atestado
declaração médica
Quando a empregada doméstica fica doente ou se ausenta do trabalho por razão de consulta médica e exames de saúde, algumas dúvidas sobre como lidar com a ausência da trabalhadora surgem. Quais são as medidas a serem tomadas quando a empregada falta apenas parte do dia? Existe diferença entre atestado e declaração médica? A Doméstica Legal preparou orientações de como proceder em cada caso.

Diferenças entre atestado médico e declaração médica

No caso específico do emprego doméstico, a licença médica é coberta pelo INSS desde o primeiro dia do afastamento, independente da duração. É considerado atestado médico o documento que tiver pelo menos um dia de duração e que recomendar repouso ou afastamento do trabalhador de suas funções para reestabelecimento de sua saúde. Neste caso, o empregado deve entrar em contato pelo telefone 135 e agendar atendimento para assegurar o pagamento dos dias pelo INSS.

Já a declaração de horas ou de comparecimento em consulta médica ou exame que não prescreva o dia inteiro de afastamento não é coberta pelo INSS. Neste caso, o empregador pode descontar o dia de salário, caso o empregado se ausente durante todo o expediente. Caso o empregado fique fora do trabalho apenas por algumas horas o empregador pode anotar as horas não trabalhadas e computar para serem cumpridas posteriormente. Outra possibilidade é abonar as horas ou o dia em que o empregado ficou ausente. Vale lembrar que neste caso o dia não será remunerado pelo INSS, mas sim pelo empregador.

Atestado ou declaração médica falsa

A apresentação de atestado ou declaração médica falsos é uma falta grave e pode ser punida com demissão por justa causa.

Fonte: Doméstica Legal
 
 
Documento sem título
 
Sindicato das Empregadas Domésticas de Sorocaba e Região
Av. Afonso Vergueiro, 2150 (Passando o Sorocaba Shopping)
Sorocaba / SP
Telefone: (15) 3346-4237
Este site teve 16771 visitas até o momento