NotÝcia - C├ómara aprova projeto que facilita acesso de mulheres a exames contra o c├óncer 23/02/2017
Câmara aprova projeto que facilita acesso de mulheres a exames contra o câncer

Pela proposta, as equipes de saúde vão fazer busca ativa no conjunto de mulheres de determinada comunidade que não fez o exame preventivo de câncer de útero e de mama

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

´┐╝

A proposta aprovada pelo Plen├írio da C├ómara seguir├í para vota├ž├úo no Senado

O Plen├írio da C├ómara dos Deputados aprovou, nesta ter├ža-feira (21), o Projeto de Lei 2565/15, da deputada Josi Nunes (PMDB-TO), para determinar a cria├ž├úo de estrat├ęgias que tornem efetivo o acesso das mulheres aos exames e tratamentos de c├óncer de colo de ├║tero e de mama no Sistema ├Ünico de Sa├║de (SUS). A mat├ęria, aprovada na forma do substitutivo da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), ser├í enviada ao Senado.

Inicialmente, a proposta inclu├şa na Lei 10.836/04 a realiza├ž├úo do exame ginecol├│gico como condi├ž├úo para o recebimento do benef├şcio do Bolsa Fam├şlia. J├í o substitutivo da relatora, pela Comiss├úo de Seguridade Social e Fam├şlia, muda a Lei 11.664/08, que prev├¬ a garantia de exames e tratamentos relacionados aos c├ónceres de mama e de ├║tero.

O substitutivo determina ├ás redes de prote├ž├úo social e de aten├ž├úo b├ísica ├á sa├║de, na forma de um regulamento, a cria├ž├úo de estrat├ęgias espec├şficas de busca das mulheres que estejam enfrentando dificuldades de acesso a esses procedimentos devido a barreiras sociais, geogr├íficas e culturais.

Para a autora do projeto, o projeto ├ę importante porque ÔÇťo que mais mata a mulher no mundo ├ę o c├óncer de colo de ├║tero e n├úo o de mama, por isso ├ę necess├írio que os governos criem est├şmulos e uma forma de buscar ativamente as mulheres para que elas fa├žam o exame, que ├ę muito simples.ÔÇŁ

Segundo Carmen Zanotto, a proposta ├ę fundamental porque ÔÇťas equipes de sa├║de v├úo fazer busca ativa no conjunto de mulheres de determina comunidade que n├úo fez o exame preventivo de c├óncer de ├║tero e de mamaÔÇŁ com o objetivo de reduzir a mortalidade dessas mulheres.

├ŹNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-2565/2015