Documento sem título
         
 
 
Telefone:
(15)
3346-4237

WhatsApp:
(15)
99161-2426
         
Av. Afonso Vergueiro, 2150 - Sorocaba/SP
 
Documento sem título
 
Home
 
Histórico
 
Categorias
 
Edital
 
Benefícios
 
Base Territorial
 
Convenções
 
Associe-se
 
Contribuições
 
Homologação
 
Parceiros
 
Notícias e Novidades
 
Espaço da Mulher
 
Jornal do Sindicato
 
Mural do Sindicato
 
Mapa de Localização
 
NOTÍCIAS
 
NotÝcia - C├ómara aprova projeto que facilita acesso de mulheres a exames contra o c├óncer 23/02/2017
Câmara aprova projeto que facilita acesso de mulheres a exames contra o câncer

Pela proposta, as equipes de saúde vão fazer busca ativa no conjunto de mulheres de determinada comunidade que não fez o exame preventivo de câncer de útero e de mama

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

´┐╝

A proposta aprovada pelo Plen├írio da C├ómara seguir├í para vota├ž├úo no Senado

O Plen├írio da C├ómara dos Deputados aprovou, nesta ter├ža-feira (21), o Projeto de Lei 2565/15, da deputada Josi Nunes (PMDB-TO), para determinar a cria├ž├úo de estrat├ęgias que tornem efetivo o acesso das mulheres aos exames e tratamentos de c├óncer de colo de ├║tero e de mama no Sistema ├Ünico de Sa├║de (SUS). A mat├ęria, aprovada na forma do substitutivo da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), ser├í enviada ao Senado.

Inicialmente, a proposta inclu├şa na Lei 10.836/04 a realiza├ž├úo do exame ginecol├│gico como condi├ž├úo para o recebimento do benef├şcio do Bolsa Fam├şlia. J├í o substitutivo da relatora, pela Comiss├úo de Seguridade Social e Fam├şlia, muda a Lei 11.664/08, que prev├¬ a garantia de exames e tratamentos relacionados aos c├ónceres de mama e de ├║tero.

O substitutivo determina ├ás redes de prote├ž├úo social e de aten├ž├úo b├ísica ├á sa├║de, na forma de um regulamento, a cria├ž├úo de estrat├ęgias espec├şficas de busca das mulheres que estejam enfrentando dificuldades de acesso a esses procedimentos devido a barreiras sociais, geogr├íficas e culturais.

Para a autora do projeto, o projeto ├ę importante porque ÔÇťo que mais mata a mulher no mundo ├ę o c├óncer de colo de ├║tero e n├úo o de mama, por isso ├ę necess├írio que os governos criem est├şmulos e uma forma de buscar ativamente as mulheres para que elas fa├žam o exame, que ├ę muito simples.ÔÇŁ

Segundo Carmen Zanotto, a proposta ├ę fundamental porque ÔÇťas equipes de sa├║de v├úo fazer busca ativa no conjunto de mulheres de determina comunidade que n├úo fez o exame preventivo de c├óncer de ├║tero e de mamaÔÇŁ com o objetivo de reduzir a mortalidade dessas mulheres.

├ŹNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-2565/2015

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edi├ž├úo - Roberto Seabra


Fonte : Ag├¬ncia C├ómara Not├şcias
 
 
Documento sem título
 
Sindicato das Empregadas Domésticas de Sorocaba e Região
Av. Afonso Vergueiro, 2150 (Passando o Sorocaba Shopping)
Sorocaba / SP
Telefone: (15) 3346-4237
Este site teve 16683 visitas até o momento