Notícia - IBGE: cai a incidĂȘncia de carteira assinada entre empregados domĂ©sticos no 4Âș tri 01/03/2017

A proporção de empregados domésticos com carteira assinada caiu para 31,9% no quarto trimestre de 2016, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um ano antes, no quarto trimestre de 2015, o total de empregados domésticos com carteira assinada era de 33,3%.

“A crise tambĂ©m afetou a patroa. VocĂȘ estĂĄ com rendimento mais baixo e se tiver empregado domĂ©stico cinco vezes na semana vai ter que pagar todos os direitos, vai ter um custo maior. EntĂŁo vocĂȘ entra em acordo, vai ter a empregada domĂ©stica sĂł duas vezes na semana, porque aĂ­ nĂŁo cria vĂ­nculo. EntĂŁo ela trabalha como diarista”, explicou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A proporção de empregados domésticos trabalhando sem carteira assinada saiu de 66,7% no quarto trimestre de 2015 para 68,1% no quarto trimestre de 2017.

No setor privado também houve recuo na carteira assinada: 76,4% dos trabalhadores eram formais no quarto trimestre de 2016, ante uma fatia de 77,9% no quarto trimestre de 2015. No mesmo período, a fatia de informais no setor privado cresceu de 22,1% para 23,6%.

Fonte:http://istoe.com.br