NotŪcia - Proposta de reforma trabalhista altera mais de cem artigos da CLT e cria novos modelos de contrata√ß√£o 11/04/2017
Proposta de reforma trabalhista altera mais de cem artigos da CLT e cria novos modelos de contratação

Relator da reforma trabalhista, Rog√©rio Marinho (PSDB-RN) apresenta nesta ter√ßa-feira (11) a vers√£o final de sua proposta √† bancada tucana na C√Ęmara.
Ele altera mais de cem artigos da CLT (Consolida√ß√£o das Leis do Trabalho) e cria ao menos duas modalidades de contrata√ß√£o: a de trabalho intermitente, por jornada ou hora de servi√ßo, e o chamado teletrabalho, que regulamenta o ‚Äúhome office‚ÄĚ. O fim do imposto sindical est√° no texto ‚ÄĒ e o governo ficar√° neutro a respeito desse tema.
Segura O projeto vai a plenário dia 19 e cria garantias contra a terceirização. Para evitar que trabalhadores sejam demitidos e recontratados como prestadores de serviço, prevê quarentena de 18 meses entre a dispensa e a recontratação.
Vespeiro O texto prevê que empregador e trabalhador possam negociar a carga de trabalho, num limite de até 12 horas/dia e 48 horas semanais. Também mantém o princípio de que acordos coletivos prevalecem sobre normas legais.
Vespeiro 2 O relator tamb√©m cria um novo regramento √†s s√ļmulas da Justi√ßa do Trabalho. Diz que isso vai evitar uma ‚Äúsuperveni√™ncia entre Legislativo e Judici√°rio‚ÄĚ.

Era p√≥s-pixuleco Numa alus√£o √† queima de Judas, a For√ßa Sindical vai erguer um boneco de dois metros de altura em frente ao Banco Central, na avenida Paulista, quarta (12), em ato contra a taxa de juros. Apelidado de ‚ÄúJur√£o‚ÄĚ, ele ser√° malhado com cabos de vassoura.
Ricocheteou Um escrit√≥rio de advocacia pediu √† OAB do Cear√° que abra processo disciplinar contra o ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE). Argumenta que ele cometeu infra√ß√£o ao dizer que receberia a turma de Moro ‚Äúna bala‚ÄĚ, se o juiz tentasse prend√™-lo.
Vergonha alheia Ciro √© advogado. Rodrigo Bruno Nahas, um dos autores do pedido, quer ‚Äúao menos uma advert√™ncia‚ÄĚ ao pol√≠tico, por ‚Äúconstranger‚ÄĚ a classe. Procurada, a assessoria disse que o pedetista n√£o comentaria.
Acompanhados Em reuni√£o com petistas na sexta (7), o ex-presidente Lula reconheceu ao menos um ganho com a Lava Jato. Disse que agora a opera√ß√£o mira os tucanos e, com as acusa√ß√Ķes de caixa dois no PSDB, ‚Äúas pessoas j√° n√£o podem tratar o PT como antes‚ÄĚ.
Inquieto Lula voltou a afirmar que está ansioso para ficar frente a frente com o juiz Sergio Moro, o que ocorrerá em maio. Ele disse aos aliados que, depois disso, vai percorrer o Brasil para divulgar suas ideias sobre o país.
Al√©m-mar Paulinho da For√ßa (SD-SP) articulou a cria√ß√£o de uma central sindical para representar pa√≠ses latino-americanos, a Alternativa Democr√°tica Sindical. A entidade, que ser√° lan√ßada na pr√≥xima semana na Col√īmbia, re√ļne 26 sindicatos com 30 milh√Ķes de trabalhadores.
Nós e eles O deputado diz que a nova organização nasce para se contrapor à Central Sindical das Américas, que, segundo ele, tem influência da CUT.
√Č voc√™ Tucanos de Minas passaram a apoiar abertamente o senador Antonio Anastasia para disputar o governo em 2018. ‚ÄúH√° um consenso. Ele transita bem entre todos os aliados e inspira seguran√ßa e credibilidade‚ÄĚ, diz o presidente do PSDB mineiro, Domingos S√°vio.
Jogo de cena Auxiliares, por√©m, dizem que Anastasia n√£o pretende concorrer. Para aliados dele e do senador A√©cio Neves (PSDB-MG), a divulga√ß√£o de uma poss√≠vel candidatura, neste momento, serve para mostrar que o grupo do mineiro est√° ‚Äúvivo‚ÄĚ e disposto a ‚Äúretomar espa√ßo‚ÄĚ.
Visita à Folha Felipe Faria, diretor-executivo do Green Building Council Brasil, visitou a Folha nesta segunda (10). Estava acompanhado de Roberta Provatti, assessora de imprensa.

TIROTEIO
Lá vem mais peça de propaganda de Alckmin. Dinheiro para autopromoção tem, mas não para as necessidades do povo.
DO DEPUTADO ESTADUAL ALENCAR SANTANA (PT-SP), sobre a concentração dos gastos do governo paulista com despesas de publicidade, revelada pela Folha.

CONTRAPONTO
O discurso é dos presidentes
O presidente Michel Temer comentou, em março, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a dificuldade das pessoas em compreender medidas do governo. O tucano disse que o Brasil é um país oral e que é necessário repetir e reafirmar ideias. O peemedebista gostou da frase e a incorporou em seus discursos.
‚ÄĒ Algu√©m me dizia que o Brasil √© um pa√≠s oral. √Č interessante, n√£o basta voc√™ escrever, voc√™ tem que falar.
Preocupado por ter utilizado a ideia do tucano, Temer pediu autorização a FHC para citá-lo como autor, que reagiu de maneira bem-humorada.
‚ÄĒ Pode dizer que a frase √© do presidente ‚ÄĒ afirmou.
Fonte: Folha de SP