NotŪcia - Veja como acompanhar pedidos feitos ao INSS sem sair de casa 22/08/2017
Veja como acompanhar pedidos feitos ao INSS sem sair de casa

Segurados que precisam saber como está o andamento de um pedido de benefício ou de uma revisão realizada na agência, mas não querem perder tempo nas filas dos postos do INSS, podem fazer a consulta diretamente no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

A vantagem de realizar o acompanhamento pelo endere√ßo eletr√īnico √© ter uma resposta mais acess√≠vel, j√° que muitas vezes as pessoas encontram dificuldades e passam raiva para ter uma informa√ß√£o no posto. Al√©m disso, pelo site √© mais dif√≠cil perder prazos para recursos e √© poss√≠vel rever uma decis√£o negativa mais rapidamente.

Para aqueles que pediram a aposentadoria e estão esperando a resposta do INSS, se fizerem o acompanhamento e tiverem o benefício negado, por exemplo, podem buscar a agência assim que a resposta aparecer no site para tentar reverter a situação sem perda de tempo, em vez de ter de esperar a carta de concessão ser enviada para casa.

Quem pediu alguma revisão, como converter um tempo especial em comum, também consegue fazer o acompanhamento pelo site e ver como está a situação.

Outra possibilidade de acompanhamento pela internet é para aqueles segurados que tiveram o benefício negado, mas entraram com recurso no próprio instituto. Nesses casos, é possível usar a ferramenta chamada e-Recursos, que dirá em que fase está o processo administrativo .

Para a maioria das consultas, √© necess√°rio ter em m√£os o CPF e o n√ļmero da aposentadoria, al√©m de informar o nome completo e a data de nascimento.

Quando h√° a necessidade de informa√ß√Ķes mais espec√≠ficas ou esclarecimentos, al√©m do que est√° no sistema on-line, o segurado n√£o ter√° a op√ß√£o virtual e precisar√° mesmo ir √† ag√™ncia. Nesse caso, deve-se comparecer no posto onde foi dada a entrada no requerimento.

SERVIÇO/ Há uma outra ferramenta que pode ser usada pelo beneficiário para fazer a consultas. Pelo site meu.inss.gov.br, que começou a operar no início do ano, o segurado consegue ter acesso a seus contracheques e também a outros recursos, como acompanhar a situação da revisão do artigo 29 - o revisão de auxílios, paga aos benefícios por incapacidade em que não houve o descarte dos 20% menores salários de contribuição.

Para ter acesso √† ferramenta √© preciso se cadastrar. O segurado receber√° um n√ļmero chave e, depois, ter√° de ligar na central 135 para confirmar a senha. S√£o feitas perguntas sobre a vida laborativa do trabalhador. Caso n√£o consiga desbloquear a senha, ser√° preciso comparecer a uma ag√™ncia da Previd√™ncia.

Clique aqui para visualizar a reportagem completa.

Fonte: Previdência Social