Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
 
 
 
 
     
HOME
 
SINDOMÉSTICA
 
CONTRIBUIÇÕES
 
ASSOCIADOS
 
FIQUE POR DENTRO
 
LOCALIZAÇÃO
 
ATENDIMENTO
 
 
     
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
Notícias
Jornal do Sindicato
links Úteis
 
 
Notícia - ENEM 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho... 09/11/2023
ENEM 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho...

Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, é o tema da prova do ENEM 2023.

O tema da redação do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, neste domingo (5), sugere a abordagem de um assunto muito importante no cenário brasileiro: o trabalho. O estudante deve mostrar conhecimento sobre a invisibilidade dos esforços das mulheres no cuidado de familiares, de acordo com a professora e Coordenadora de Redação da Rede Chromos de Ensino, Janiny Nominato.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste domingo os estudantes devem dissertar sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

“Há a delimitação de uma atividade laboral especificamente voltada à economia do cuidado, a qual se faz relevante, dada a invisibilização do grupo social que mais exerce esse tipo de atribuição: a mulher. Esta atua neste ramo como empregada doméstica, cuidadora de idosos e profissional do cuidado de pessoas com deficiência (PcD). Desse modo, a prestação de cuidados é subvalorizada socialmente por ser vista como custo, não como investimento”, explica a professora.

Segundo ela, os estudantes devem argumentar sobre a cultura, historicamente construída, de que cabe às mulheres a responsabilidade de cuidar de crianças, pais e outros familiares. “A disparidade econômica e a de gênero são relevantes para análise do drama da invisibilidade, já que o papel da mulher é determinado por raízes patriarcais que designam, desde a infância, que a responsabilidade de quaisquer ações de cuidado no ambiente familiar é feminina”, afirma Janiny.

“A partir disso, deve-se considerar que a realização de tais tarefas não é reconhecida devidamente, de modo que esse grupo não é social nem financeiramente valorizado por seu desempenho”, conclui a professora.

Fonte: O Tempo
 
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
SINDOMÉSTICA
CONTRIBUIÇÕES
ASSOCIADOS
ATENDIMENTO
Localização
Guia Assistencial  
Base Territorial   Notícias e Novidades  
Certidão Sindical   Jornal do Sindicato  
Convenções    
Homologação    
     
Rua Santa Clara, 317
Centro - Sorocaba/SP
Telefone:
(15) 3346-4237
WhatsApp
 
(15) 99161-2426
 
   
     
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados
Este site teve 5689 visitas até o momento