Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região

SINDOMÉSTICA

CONTRIBUIÇÕES

ASSOCIADOS

FIQUE POR DENTRO

LOCALIZAÇÃO

ATENDIMENTO

links Úteis

Notícia - O que é trabalho oculto, acusação de empregada doméstica contra Neymar 24/11/2023
O que é trabalho oculto, acusação de empregada doméstica contra Neymar

Atacante do Al-Hilal foi acusado por uma brasileira no período em que estava no PSG.

O atacante Neymar se envolveu em mais uma polêmica fora dos gramados. Segundo o jornal francês Le Parisien, o brasileiro foi acusado de trabalho oculto por uma empregada doméstica no período em que ele atuava no PSG, na França, e o caso foi levado para o tribunal do país. Mas, afinal, o que significa trabalho oculto?

CASO NEYMAR:

• Neymar está sendo acusado de “trabalho oculto” por uma ex-empregada doméstica que trabalhou há um ano e meio em sua casa em Bougival, no departamento de Yvelines, próximo de Paris.

• Segundo o jornal Le Parisien, que revelou a informação, a funcionária, que é brasileira, exige 368 mil euros (R$ 2 milhões na cotação atual) de indenização na justiça trabalhista francesa.

• Além do trabalho oculto, a brasileira também culpa Neymar pelas horas extras não remuneradas e diz que precisou trabalhar até 15 dias antes do nascimento prematuro do seu quarto filho e sem acompanhamento médico.

• O que é trabalho oculto?

O termo "Trabalho oculto" seria algo como uma sobrecarga invisível do trabalho. Ou seja, são pessoas que realizam atividades do seu emprego em momentos que deveriam ser de descanso. Leva esse nome de oculto porque não são jornadas estendidas ou hora extra remunerada.

Em meio a uma rotina corrida e agitada, muitas famílias acabam precisando de ajuda extra para cuidar das crianças e realizar atividades domésticas. É nesse cenário que entram as empregadas domésticas e as babás, dois personagens bastante comuns nos lares brasileiros.

Além do trabalho oculto, a doméstica brasileira também culpa Neymar pelas horas extras não remuneradas e diz que precisou trabalhar até 15 dias antes do nascimento prematuro do seu quarto filho e sem acompanhamento médico.

• Entenda o caso

O atacante Neymar, do Al-Hilal, foi acusado de trabalho oculto por uma empregada doméstica brasileira. De acordo com o jornal Le Parisien, a mulher diz que trabalhava sete dias por semana, entre janeiro de 2021 e outubro de 2022, em um trabalho não declarado e agora está exigindo uma quantia de 368 mil euros (Cerca de R$ 1,9 milhões, na cotação atual).

A brasileira também culpa Neymar pelas horas extras não remuneradas e diz que precisou trabalhar até 15 dias antes do nascimento prematuro do seu quarto filho e sem acompanhamento médico.

Ainda de acordo com o portal francês, a mulher, que registrava suas horas em um caderno, não tinha contrato de trabalho, recebia 15 euros líquidos por hora e trabalhava quase 70 horas semanais, sem direito a um único dia de folga. Ela era responsável por cuidar dos afazeres domésticos de Neymar e até mesmo cortar as unhas dos companheiros do atacante.

Fonte: oglobo.globo.com

SINDOMÉSTICA