Notícia - INSS negou seu pedido de auxílio? Veja o que fazer para reverter a decisão07/08/2023 INSS negou seu pedido de auxílio? Veja o que fazer para reverter a decisão
Confira aqui o que você pode fazer para recorrer caso o seu benefício do INSS seja indeferido e as principais razões para essa negação!
Ao solicitar um benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é compreensível que surjam dúvidas e medos. Isso porque, infelizmente, muitas pessoas acabam tendo o pedido negado e não sabem o que fazer nessa situação.
Dados apontam que cerca de metade das solicitações de auxílios ao INSS são indeferidas. No entanto, essas estatísticas não devem ser paralisantes, e sim um incentivo a buscar informações! Confira a seguir o que você pode fazer para reverter a decisão do Instituto.
Quais razões podem explicar a negação do meu pedido?
O INSS pode indeferir uma solicitação de benefício com base em diversos motivos, uma vez que cada caso é único e complexo. As explicações mais comuns são as seguintes:
1. Equívoco durante a análise do benefício;
2. Preenchimento inadequado do formulário de pedido;
3. Ausência de documentação necessária;
4. O requerente não satisfazer os critérios para receber o benefício.
Ainda é possível que, dependendo do caso, hajam outras considerações particulares que não temos como prever.
O que fazer caso o INSS negue a minha solicitação?
Existem duas possibilidades diante dessa situação: apresentar um recurso administrativo ou ingressar com ação judicial contra o Instituto. No primeiro caso, você apresenta este recurso diretamente ao órgão, algo que pode inclusive ser feito digitalmente, por meio do portal Meu INSS.
Você deve criar uma justificativa para mostrar à instituição, apresentando as razões pelas quais se acredita ter direito ao auxílio solicitado. Também é aconselhável buscar a assistência de um advogado especializado em direito previdenciário para realizar essa ação da melhor forma.
Ainda, você tem a opção de levar essa negação à Justiça, o que pode ser mais eficaz, uma vez que um terceiro imparcial analisará minuciosamente o caso. Nessa situação, é necessário ingressar com uma ação judicial perante um juiz federal. Aqui, há a possibilidade de ordenar o INSS a conceder o benefício, desde que a fundamentação para tal seja sólida.
Fonte: seucreditodigital.com.br
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região