Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
 
 
 
 
     
HOME
 
SINDOMÉSTICA
 
CONTRIBUIÇÕES
 
ASSOCIADOS
 
FIQUE POR DENTRO
 
LOCALIZAÇÃO
 
ATENDIMENTO
 
 
     
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
Notícias
Jornal do Sindicato
links Úteis
 
 
Notícia - Pesquisa do IBGE mostra queda no número de empregados domésticos 25/11/2014
Pesquisa do IBGE mostra queda no número de empregados domésticos

Com a oferta de emprego em alta, muitas domésticas decidiram mudar de profissão. "Está acontecendo uma modernização", diz Hélio Zylberstajn.








Veja o video:



A pesquisa do IBGE sobre o mercado de trabalho mostrou que o número de empregados domésticos diminuiu. E essa redução tem provocado mudanças bem visíveis, na sociedade brasileira.

Elânia foi para São Paulo em 2010 para trabalhar como empregada doméstica, mas já vai mudar de profissão. Quando terminar o curso de maquiadora, espera ganhar mais e voltar a morar com a filha que deixou em Alagoas.

“Deixando de ser empregada doméstica e ser maquiadora, que é uma coisa que eu amo, eu acho que eu vou poder trazer a minha filha para ficar comigo”, diz a doméstica Elânia Silva de Farias.

O número de empregadas domésticas no país está diminuindo. A Pesquisa Mensal de Emprego, feita pelo IBGE, mostrou que - nas seis regiões metropolitanas analisadas - o total de pessoas ocupadas aumentou 20% entre outubro de 2004 e outubro de 2014. Nesse período, o número de pessoas que trabalham como domésticas caiu 10%.

O resultado da pesquisa não significa que as empregadas domésticas estão ficando sem trabalho. Pelo contrário, esse foi o setor que apresentou a menor taxa de desocupação no mês passado: 1,5%, enquanto o índice geral foi de 4,7%.

“As empregadas elas vêm aqui, se elas são dispensadas em menos de um mês ela já arruma serviço”, conta Daniela Ferreira da Silva, advogada do Sindomésticas.

Com a oferta de emprego em alta em todos os setores, muitas domésticas decidiram mudar de profissão. Luiza veio da Bahia com 17 anos. Antes de ser confeiteira, trabalhou em casa de família. Foi a única opção que encontrou na época. Até que sentiu que era o momento de mudar de vida.

“Foi um momento de eu crescer, né? E buscar outros horizontes”, diz Maria Luiza Souza Goes, confeiteira.
Quem não mudou de profissão também está ganhando. Entre 2012 e 2013, o salário médio dos trabalhadores da Grande São Paulo caiu 0,5%. O das domésticas subiu 10%.

“Eu diria que está acontecendo uma modernização no nosso mercado de trabalho. Com a expansão do emprego em geral, as moças que são empregadas domesticas passaram a ter outras oportunidades em abundância”, explica Hélio Zylberstajn, professor da FEA-USP.

O professor Hélio vê, nessas estatísticas, uma oportunidade histórica para mudar também o comportamento da sociedade. E da família que se sente dependente de empregados domésticos.

“Ela tem que se organizar, o marido tem que começar a ajudar, as crianças têm que arrumar as suas camas, porque esse é o mundo que está chegando aqui. Finalmente”, afirma Hélio Zylberstajn.

Fonte: Jornal Nacional

 
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
SINDOMÉSTICA
CONTRIBUIÇÕES
ASSOCIADOS
ATENDIMENTO
Localização
Guia Assistencial  
Base Territorial   Notícias e Novidades  
Certidão Sindical   Jornal do Sindicato  
Convenções    
Homologação    
     
Rua Santa Clara, 317
Centro - Sorocaba/SP
Telefone:
(15) 3346-4237
WhatsApp
 
(15) 99161-2426
 
   
     
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados
Este site teve 20118 visitas até o momento