Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
 
 
 
 
     
HOME
 
SINDOMÉSTICA
 
CONTRIBUIÇÕES
 
ASSOCIADOS
 
FIQUE POR DENTRO
 
LOCALIZAÇÃO
 
ATENDIMENTO
 
 
     
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
Notícias
Jornal do Sindicato
links Úteis
 
 
Notícia - Anúncio para debater racismo recruta negra para papel de doméstica no DF 03/07/2015
Anúncio para debater racismo recruta negra para papel de doméstica no DF

Peça integra divulgação de evento sobre superação de desigualdade social. Festival Latinidades acontece em Brasília entre os dias 22 e 26 e julho.



Um festival de cinema que será realizado no final do mês em Brasília ganhou repercussão nas redes sociais ao elaborar um falso anúncio recrutando atrizes negras para interpretar o papel de empregada doméstica em um filme. Quem disca o número ouve uma gravação que revela a intenção dos organizadores de debater a questão racial e promover o evento.

Olá. O anúncio que você viu faz parte da campanha do Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo papel, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós e venha para o Latinidades, diz a gravação.

O evento acontece em Brasília desde 2008 para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho. As atividades são orientadas por temáticas relacionadas à superação das desigualdades de gênero e raça. O acesso a toda a programação é gratuita.

Olá. O anúncio que você viu faz parte da campanha do Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo papel, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós e venha para o Latinidades

Gravação de anúncio para fomentar debate sobre racismo

Neste ano, o festival acontece de 22 a 26 de julho no Cine Brasília e terá como tema Cinema Negro. A ideia é debater o protagonismo e a representação das mulheres negras em filmes, colocando-as no centro do debate sobre políticas públicas para o audiovisual.

Produtoras, roteiristas, atrizes, editoras, dubladoras, câmera-woman – quantas conhecemos? Quantas estão no mercado? Afinal, o que é o cinema negro? Que cinema está sendo produzido na diáspora negra? Quais os circuitos onde é possível acessar esta produção? Como está representada a imagem da mulher negra no cinema? Como criar uma rede de circulação da produção cinematográfica/audiovisual produzida por pessoas negras, valorizando temas específicos e transversais?, questiona a organização.

Coordenadora de ações somativas do festival, Bruna Pereira diz que a organização está satisfeita com a repercussão do falso anúncio. Nós esperávamos levantar o debate. Essa é a primeira fase da campanha e, nesse aspecto, a gente acredita que atingiu o objetivo. A partir disso, queremos problematizar esse engessamento das mulheres negras como empregada doméstica, como escrava.

O grupo prevê novas ações para os próximos dias. Bruna diz que ainda não é possível saber quantas pessoas viram o anúncio e quantas fizeram a ligação, mas a expectativa é que o evento tenha lotação máxima na maior parte dos dias – o Cine Brasília tem cerca de 600 lugares.

Acho que a revolta vem em um processo muito forte de denúncia de episódios de racismo e discriminação racial na sociedade brasileira. Se diz muito que o racismo no Brasil é velado e que os próprios negros se discriminam, mas acho que isso cai por terra, porque a gente vê que qualquer tipo de ação discriminatória é rapidamente criticada conclui.
Fonte: G1
 
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
SINDOMÉSTICA
CONTRIBUIÇÕES
ASSOCIADOS
ATENDIMENTO
Localização
Guia Assistencial  
Base Territorial   Notícias e Novidades  
Certidão Sindical   Jornal do Sindicato  
Convenções    
Homologação    
     
Rua Santa Clara, 317
Centro - Sorocaba/SP
Telefone:
(15) 3346-4237
WhatsApp
 
(15) 99161-2426
 
   
     
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados
Este site teve 7141 visitas até o momento