Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
 
 
 
 
     
HOME
 
SINDOMÉSTICA
 
CONTRIBUIÇÕES
 
ASSOCIADOS
 
FIQUE POR DENTRO
 
LOCALIZAÇÃO
 
ATENDIMENTO
 
 
     
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
Notícias
Jornal do Sindicato
links Úteis
 
 
Notícia - Com menos oportunidades, diaristas buscam estabilidade como doméstica de carteira assinada 15/12/2015
Com menos oportunidades, diaristas buscam estabilidade como doméstica de carteira assinada

Contratantes abrem mão de diárias para economizar diante de dificuldades financeiras. Empregadas formais ainda têm mais estabilidade, já que rescisão causa prejuízo

-- ​A crise econômica agravada por um desgaste político eminente no país já atinge o serviço doméstico, de forma mais acentuada entre os trabalhadores que trabalham como diaristas. Isto porque os contratantes de diárias necessitados de cortar gastos muitas vezes acabam optando por economizar com os serviços de limpeza doméstica reduzindo os dias contratados ou mesmo assumindo pessoalmente esta tarefa.

Abrir mão do serviço de um trabalhador diarista é mais simples do que rescindir o contrato de uma empregada mensalista, por exemplo. Abrir mão de um trabalhador formalizado, sem ser por justa causa, implica no pagamento de diversas verbas rescisórias, o que pode representar mais gastos imediatos do que manter o trabalhador ativo.

Esta realidade somada aos benefícios exclusivos aos empregados formais está mudando a dinâmica de trabalho entre os empregados domésticos, se antes preferiam ser diaristas trabalhando em várias casas ao longo da semana, agora buscam a estabilidade da carteira assinada.

Este é o caso de Antônia Marquês, 47 anos. Ela trabalhava semanalmente em três casas e mais uma com demanda quinzenal. Recentemente, a trabalhadora viu sua renda ser brutalmente reduzida já que seu trabalho ficou restrito à faxina quinzenal, de acordo com entrevista concedida ao Jornal Agora.

Para Mario Avelino, Presidente do Portal Doméstica Legal a preferência pelo trabalho de mensalista é uma tendência. “Até um ano atrás você via muitas domésticas mensalistas querendo sair para trabalhar como diaristas, mas, agora, elas estão vendo que não está fácil e que não vale tanto a pena”, avalia o especialista em emprego doméstico.

Fonte: Doméstica Legal
 
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
SINDOMÉSTICA
CONTRIBUIÇÕES
ASSOCIADOS
ATENDIMENTO
Localização
Guia Assistencial  
Base Territorial   Notícias e Novidades  
Certidão Sindical   Jornal do Sindicato  
Convenções    
Homologação    
     
Rua Santa Clara, 317
Centro - Sorocaba/SP
Telefone:
(15) 3346-4237
WhatsApp
 
(15) 99161-2426
 
   
     
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados
Este site teve 20871 visitas até o momento