Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
 
 
 
 
     
HOME
 
SINDOMÉSTICA
 
CONTRIBUIÇÕES
 
ASSOCIADOS
 
FIQUE POR DENTRO
 
LOCALIZAÇÃO
 
ATENDIMENTO
 
 
     
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
Notícias
Jornal do Sindicato
links Úteis
 
 
Notícia - Ônibus da Mulher e do Homem 13/11/2013
Ônibus da Mulher e do Homem

A Prefeitura de Sorocaba foi pioneira no Brasil a manter duas unidades móveis, que visitam os bairros especialmente para cuidar da saúde da população: os Ônibus da Mulher e do Homem, que oferecem gratuitamente diversos tipos de atendimentos.

O Ônibus da Mulher, ou Ônibus Rosa, foi inaugurado em maio de 2007, com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres das comunidades mais distantes aos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba. A unidade móvel é totalmente adaptada e equipada para funcionar como unidade de saúde da mulher.

Entre as ações, as mulheres podem realizar exames de prevenção do câncer de colo de útero, recebe orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) para adultos e adolescentes, exames de mama, coleta de papanicolau (o exame preventivo do câncer de colo uterino), consultas de enfermagem, pedidos e encaminhamentos de exames, como mamografia, por exemplo, e consultas com especialistas. As mulheres não precisam agendar consulta, basta procurar o ônibus seguindo a programação divulgada pelo Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br.

Já o Ônibus do Homem, ou Ônibus Azul, começou a visitar os bairros da cidade em agosto de 2010, sendo criado para ampliar o acesso e orientação à população masculina sobre os cuidados com a saúde. O programa inclusive tornou Sorocaba destaque no 33º Congresso Brasileiro de Urologia, realizado em Florianópolis (SC).

A unidade conta com dois consultórios para consultas médicas. A equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. Já, as consultas, são enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais. Além disso, a unidade também oferece testes de HIV e sífilis, dentro da campanha "Fique Sabendo".

Fonte: sorocaba.sp.gov.br
 
 
Sindoméstica Sorocaba - Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região
 
SINDOMÉSTICA
CONTRIBUIÇÕES
ASSOCIADOS
ATENDIMENTO
Localização
Guia Assistencial  
Base Territorial   Notícias e Novidades  
Certidão Sindical   Jornal do Sindicato  
Convenções    
Homologação    
     
Rua Santa Clara, 317
Centro - Sorocaba/SP
Telefone:
(15) 3346-4237
WhatsApp
 
(15) 99161-2426
 
   
     
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados
Este site teve 21243 visitas até o momento