Notícia - Número de empregados domésticos jovens cai pela metade em 10 anos 07/01/2016
Número de empregados domésticos jovens cai pela metade em 10 anos

A representatividade dos jovens no emprego doméstico caiu pela metade na última década. Os

trabalhadores com vínculo de emprego doméstico em idade entre 18 e 29 anos representavam apenas 30% da categoria, em 2004. No ano passado, 2015, pouco mais de uma década depois, esta representatividade caiu para 14%, de acordo com dados da última edição da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), do IBGE.

O quadro de empregados domésticos brasileiros é predominantemente composto por mulheres com mais de 50 anos, em sua maioria negras e com baixo nível de escolaridade. A redução na participação de jovens neste mercado se dá principalmente por dois fatores: aumento de oportunidades de empregos em outros setores, como comércio e posições de atendimento, além de um maior acesso à educação.

Com o crescimento do nível escolar, por meio de cursos técnicos e acesso à educação de nível superior com programas educacionais como Prouni e o Fies, a maioria dos jovens almeja outras profissões. “Antigamente, a filha da empregada doméstica se tornava empregada também. Atualmente, isto não acontece. Elas têm oportunidade de desempenhar outros tipos de trabalhos”, aponta Mario Avelino, Presidente do Portal Doméstica Legal. O Presidente da Doméstica Legal que acredita ainda que o Brasil está passando por um momento de transformação para o emprego doméstico. Os novos direitos conquistados por estes trabalhadores por meio da PL 150 deve se somar a uma escassez de mão de obra nas próximas décadas. Isto deve trazer uma realidade parecida com a vivida na América do Norte, por exemplo, em que o trabalho é muito bem remunerado. “ Só vai ter empregada doméstica em jornada integral quem puder pagar pelo serviço”, avalia Avelino.

Fonte: Blog Doméstica Legal