Notícia - Sorocaba ganha o Selo Social 13/11/2013
Sorocaba ganha o Selo Social

"Esse é um dia muito feliz. O Selo Social será extremamente importante para o desenvolvimento social da cidade. Trabalhar a questão da responsabilidade social com toda a sociedade é uma demanda antiga e o bem-estar coletivo é de responsabilidade de cada um de nós", declarou a vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), durante a cerimônia de lançamento do Selo Social. O evento ocorreu nesta terça-feira (12), na Sedes. Sorocaba é o primeiro município do Estado de São Paulo a promover a iniciativa.

Realizado pelo Instituto Abaçaí, em parceria com a Prefeiura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Selo Social é uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de empresas, órgãos públicos e entidades sociais que estão promovendo o desenvolvimento social do município. O projeto também conta com o patrocínio de oito empresas instaladas na cidade: Unimed, Céu Azul, Splice, Metso, Gas Natural, Wyda, Coca Cola Brasil e Caixa Econômica Federal.

"O nosso objetivo é de dialogar com os três setores para ajudar no desenvolvimento de Sorocaba", destacou Aureo Giunco Junior, presidente do Abaçaí. Segundo ele, a meta será de mobilizar 50 entidades de Sorocaba, com a realização de 300 projetos, promovendo 100 mil atendimentos.

Para obter o Selo Social, os participantes deverão comprovar investimentos em políticas de desenvolvimento social. Além disso, devem ter regularidade fiscal e promover investimento interno, que melhora a qualidade de vida dos funcionários, e investimento externo, de ajuda à comunidade.

Além disso, o projeto utiliza indicadores baseadas nos oito Objetivos do Milênio (ODMs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Eles contemplam ações que visam o combate à fome e à miséria; acesso à educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, à Malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.

Estavam presentes ao lançamento do Selo Social o vereador Saulo do Afroarts e os secretários Jaqueline Gomes (Cultura), Francisco Moko Yabiku (Esportes e Lazer) e Geraldo Almeida (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), além de representantes das empresas apoiadoras e entidades sociais.

Como será realizado

O próximo passo para a implantação do Selo Social em Sorocaba será a criação de um conselho gestor do projeto formado por quatro representantes de empresas, quatro de órgãos públicos e quatro de Organizações Não Governamentais. Eles serão os responsáveis por criar os critérios do Selo Social para a cidade, baseados nos oito Objetivos do Milênio.

Na segunda quinzena de janeiro de 2014 está prevista a abertura do período de inscrição dos interessados em concorrer gratuitamente ao Selo Social. Em seguida, os participantes receberão palestras, cursos de formação e assessoria individualizada para planejar suas ações sociais. Esse trabalho será feito pelo Instituto Abaçaí.

Ao final, as empresas, órgãos públicos e entidades sociais serão avaliadas pelo comitê gestor e, em agosto de 2014, será realizada a entrega da certificação do selo aos participantes que cumprirem os critérios e requisitos do projeto.

Outras informações sobre o Selo Social em Sorocaba podem ser obtidas pelo telefone 3219.1920.

Fonte: agencia.prefeiturasorocaba