Notícia - Salário de diarista valoriza 20% 27/02/2014
Salário de diarista valoriza 20%

Valor é maior do que o pago pelas principais vagas de trabalho do CAT e do Emprega SP nesta semana.

A profissão de diarista é uma das mais valorizadas entre as principais vagas de empregos das agências públicas de São Paulo e tem também uma das melhores remunerações.

Entre as principais ofertas de trabalho do CAT (Centro de Amparo ao Trabalhador) e Emprega SP desta semana, nenhuma paga mais do que as diaristas podem ganhar em um mês.

Segundo levantamento feito pelo DIÁRIO junto a agências de emprego especializadas no ramo e ao Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos da Grande São Paulo, uma diarista pode ganhar, trabalhando 20 dias de um mês, R$ 2 mil por uma carga horária de oito horas diárias.

O montante representa uma valorização de 20% em apenas um ano, graças ao efeito da PEC das domésticas, que estimulou a contratação de diaristas para que o empregador não ficasse preso aos encargos trabalhistas.

As vagas do CAT com mais número de ofertas esta semana pagam salário mensal de, no máximo, R$ 1,2 mil, igual ao teto das vagas do Emprega SP.

Entre sete profissões que exigem nível educacional similar ao das diaristas, apenas uma teve maior valorização nos últimos 12 meses (ver tabela ao lado). Já uma doméstica, com uma carga de 44 horas semanais, tem como média salarial R$ 1,2 mil ao mês, 40% a menos do que uma diarista.

Outras profissões também seguiram essa tendência de alta. Um pedreiro, por exemplo, segundo vaga oferecida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, ganhava cerca de R$ 900 no começo de 2013.

Agora, ganha R$ 1 mil, uma valorização de 10%. “Um mestre de obra em 2013 recebia cerca de R$ 2 mil. Este ano, a remuneração passou para R$ 2,5 mil”, afirmou Rubens Thomaz, assessor especial da pasta.

Um exemplo de quem está feliz com o serviço de diarista é a ex-doméstica Deusanir Nogueira dos Santos, de 37 anos. Ela recebe R$ 1.640 mensais trabalhando três vezes por semanas. “Quero juntar dinheiro. Por isso, deixei o emprego de doméstica e virei diarista, que hoje está rendendo bem mais”, disse.

Entrevista - Eliana Menezes, Presidente do Sindicato das Domésticas

DIÁRIO_ A doméstica que consegue trabalhar de segunda a sexta-feira pode ganhar até R$ 2 mil por mês. Uma empregada com carteira assinada, quando bem remunerada, ganha R$ 1,7 mil. Qual avaliação a senhora faz desse cenário ?

ELIANA MENEZES_Bom para as diaristas. Mas, por outro lado, não se pode esquecer que a PEC das Domésticas foi um grande avanço para todas as empregadas. Hoje em dia, elas têm todas as garantias da lei. Sem dúvida, as principais conquistas foram o FGTS e as 44 horas semanais.

Qual foi o resultado mais prático até agora da PEC das Domésticas?

Houve aumento de 5% no número de domésticas com carteira assinada. Hoje, são quase 50% do total. Mas, ainda assim, tem uma outra metade que está na informalidade.

Fonte: diariosp.com.br