Notícia - Valorização do trabalho: como ter empatia pela empregada doméstica? 04/01/2018
Valorização do trabalho: como ter empatia pela empregada doméstica?

O trabalho doméstico é difícil, contínuo e, por vezes, mal valorizado. Por isso, é necessária uma série de ações que contribuam para que ele seja percebido com um novo olhar.

Ter empatia por esse tipo de serviço é uma das formas de mudar tal percepção. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e, assim, tratá-lo como gostaríamos de ser tratados.

A forma de perceber a empregada doméstica vem mudando com o tempo, mas há raízes culturais muito marcadas que contribuem para a sua desvalorização. Hoje, ela tem uma legislação específica, que garante o acesso aos direitos trabalhistas (como qualquer outro ofício), mas ainda é preciso um esforço diário para que a sociedade a reconheça.

Confira algumas ações que podem contribuir para a valorização do trabalho desenvolvido por essa profissional:

Reconheça o trabalho desempenhado

Nada melhor do que receber um elogio por um trabalho bem feito. Com a empregada doméstica isso é ainda mais importante, pois, muitas vezes, sua rotina é pesada e repetitiva. Perceber pequenos detalhes e elogiá-los, portanto, faz toda a diferença.

Se ela colocou um forro de mesa diferente, elogie; se trouxe algumas flores e as colocou em um vaso, perceba e comente! O reconhecimento também pode chegar em forma de premiação.

Se a profissional te ajudou muito em um período de mudança, quando você ganhou bebê ou durante uma festa, pague as horas extras devidas, mas também reconheça de uma forma especial. Ofereça uma folga no dia do aniversário ou leve entradas de cinema para que ela possa curtir uma tarde de domingo diferente com o namorado.

Dê orientações claras

Uma maneira simples de valorizar o trabalho da empregada doméstica e demonstrar empatia por ela é oferecer orientações claras sobre o trabalho que precisa ser desenvolvido. Isso pode parecer uma bobagem, mas faz bastante diferença.

Tenha um quadro no qual todas as tarefas estejam registradas no dia da semana correspondente. Passe ponto a ponto com sua colaboradora e pergunte se há alguma questão que ela queira discutir. Esclareça cada detalhe e deixe o canal aberto para que ela tire outras dúvidas quando for realizá-las.

Destaque aqueles pontos mais críticos em vermelho. Se a família tem alergia a algum produto de limpeza, por exemplo, deve ficar claro que o item só deve ser usado quando ninguém estiver em casa e apenas se for imprescindível. Se o condomínio tem alarme nos portões, as senhas devem ficar registradas em local de fácil acesso.

Incentive uma comunicação amigável

Existem muitos perfis de pessoas: umas falam com facilidade; outras têm dificuldades na hora de expressar algo. É interessante que haja uma boa comunicação entre empregada e empregador, para que o ambiente de trabalho seja amigável e tranquilo.

Estar sempre acessível para a comunicação não quer dizer ter intimidade ou discutir questões familiares na frente da profissional. Nada disso! O objetivo é apenas facilitar o diálogo e, assim, fazer com que o trabalho funcione bem e a convivência seja sadia.

Esse canal precisa funcionar em duas vias: você fala e escuta, assim como ela. Converse com alegria, em tom baixo e tranquilo.

Se vocês não tiverem muito tempo para dialogar, prepare bilhetinhos e instruções, deixando claro que ela pode enviar mensagens de Whatsapp quando precisar. Comunicar bem e de forma acessível com qualquer pessoa é muito importante para valorizar o profissional.

Dê liberdade e flexibilidade

Dar liberdade não quer dizer ser permissivo, mas sim dar a oportunidade de a empregada doméstica fazer escolhas no que se refere ao seu trabalho.

Se você sempre teve as roupas passadas às sextas-feiras, mas a profissional acha melhor passar às quintas, deixe que ela escolha o dia melhor para organizar a própria rotina. Desde que a tarefa seja entregue, deixe que ela mesma eleja as melhores formas de fazer isso.

Outro ponto essencial é a flexibilidade. É muito importante demonstrar empatia quando sua colaboradora precisa alterar o horário de trabalho em função de uma consulta médica, um problema na família ou um entrave no trânsito. Deixe claro que há espaço para flexibilizar quando for necessário, desde que seja tudo combinado previamente e com muito diálogo.

Importe-se

Importar-se é reconhecer que o outro — assim como você — tem necessidades. A empregada doméstica tem problemas, anseios, angústias, dúvidas e muitos sonhos, como qualquer pessoa! Preocupe-se em demonstrar que ela é tão importante para a sua família que você quer o melhor para a sua vida pessoal.

Se há algum problema de saúde, incentive-a a buscar por apoio médico. Se ela fez aniversário, prepare uma surpresa! Se ela está querendo voltar a estudar, dê todo o apoio e ajude-a a lembrar dos prazos para a prova do Enem.

É preciso se importar com as pessoas que estão ao seu redor. São esses indivíduos que tornam o caminhar mais fácil, por isso eles também precisam estar bem. Se notar uma queda de ânimo ou de motivação, pergunte se algo aconteceu e se pode ajudar.

Muitas vezes, um bom ouvido é o melhor remédio! Ofereça um livro que você acha que possa ajudar ou conte algum caso de sucesso para motivá-la. Só não vale deixar a profissional sair da sua casa pior do que entrou, ok?

Ofereça feedbacks

É muito importante oferecer feedbacks constantes para a empregada doméstica, pois essa é uma forma de dar retorno sobre o seu trabalho. Haverá algumas vezes em que eles serão positivos e, em outras, será necessário apontar pontos de melhoria. Mas lembre-se: isso deve ser feito com todo o cuidado e muita atenção.

Se você gosta que os móveis sejam limpos de uma maneira específica, mostre a ela como isso deve ser feito, para que ela compreenda. Se os vidros não foram limpos, diga a ela com que frequência essa atividade deve acontecer e de que forma você gosta que seja feita.

Dê espaço para que a profissional argumente e dê sugestões de como a tarefa pode ser executada de um modo melhor. Aproveite a experiência que ela tem e use isso em prol da valorização do trabalho e de uma atividade bem feita. Sempre é possível ensinar e aprender algo — lembre-se disso no seu cotidiano!

Viu como é simples ter empatia pelo trabalho da empregada doméstica e promover ações de valorização do trabalho dessa profissional?

Fonte: LALABEE